terça-feira, junho 21, 2011

Porque é que o simétrico é mais bonito?


(Imagem: Shutterstock/Joseilton Gomes)

Segundo a reportagem da revista Galileu, a beleza é uma questão de simetria e selecção natural. "A simetria é praticamente sinónimo de beleza”, disse à revista o biólogo Walter Neves, da USP.

Os genes que determinam o lado direito e o lado esquerdo são os mesmos, então potencialmente todos nós deveríamos ser perfeitamente simétricos.

Mas, segundo a matéria, a expressão dos genes é influenciada pelas condições ambientais. Então, o individuo que não se alimentou direito, teve muitas doenças ou foi alvo de parasitas, por exemplo, infelizmente não vai exibir simetria perfeita.

Para o francês Michael Raymond, pesquisador em biologia evolutiva da Universidade de Montpellier, essa predilecção é um claro indicativo de que nossa noção de beleza está ligada irritamente a factores biológicos.

Pouco a pouco, há uma selecção para que as preferências se orientem para as características que indicam a qualidade do indivíduo. Ou seja, nossa noção estética não é aleatória. É selecção natural.


Como sempre, a teoria-explica-tudo cumpre sua missão. Por que é que o homem trai? A evolução explica. Por que é que gostamos de música? A evolução explica. Por que é que as pessoas mentem? Idem, idem, aspas, aspas. Por que é que o ser humano tende a ser religioso? Darwin tem a resposta. E por que é que gostamos da beleza? Nem é preciso responder.

Mas, falando em simetria, eu gostaria de ter uma resposta:

  • Como explicar a simetria bilateral presente de alto a baixo da coluna geológica?

Se essa simetria verificada em praticamente todos os seres pluricelulares é resultado de selecção natural, por que é que não encontramos os resquícios fósseis dos menos “aptos”, dos assimétricos, os resultados de “tentativas e erros” no longo processo da evolução?

Para mim, essa simetria (e mesmo a “beleza supérflua” verificada na natureza) aponta para o design inteligente do Grande Designer YAHWEH.


0 comentários:

Enviar um comentário

Os 10 mandamentos do comentador responsável:
1. Não serás excessivamente longo.
2. Não dirás falso testemunho.
3. Não comentarás sem deixar o teu nome.
4. Não blasfemarás porque certamente o editor do blogue não terá por inocente quem blasfemar contra o seu Deus.
5. Não te desviarás do assunto.
6. Não responderás só com links.
7. Não usarás de linguagem profana e grosseira.
8. Não serás demasiado curioso.
9. Não alegarás o que não podes evidenciar.
10. Não escreverás só em maiúsculas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More