sexta-feira, janeiro 15, 2010

Neandertais eram mais inteligentes do que se pensava

E quem é que pensava que os Neandertais eram uns trogloditas ignorantes? Os evolucionistas, pois claro.

Pois bem, como acontece com frequência (1,2), a ciência vem mais uma vez mostrar que a fábula de Darwin não tem fundo científico. Segundo esta notícia, o que os evolucionistas imaginavam a cerca dos Neandertais não é bem o que as evidências mostram.

Os homens de Neandertal eram diferentes de nós, diz o conhecimento geral, pois eram cognitivamente inferiores. Para começar, eles pareciam ser incapazes de pensar simbolicamente, ou seja, usar uma coisa para representar outra.
Isto é o que os evolucionistas tem espalhado um pouco por todo o mundo. As descobertas científicas colocam esta "sabedoria" em causa (ênfase adicionado):
Hoje, contudo, arqueólogos que trabalham na região de Murcia, no sudeste da Espanha, relatam no The Proceedings of the National Academy of Sciences ter encontrado sinais sólidos de que os neandertais usavam conchas de maneira decorativa e simbólica.

João Zilhao, da Universidade de Bristol, na Inglaterra, e colegas estudaram conchas encontradas em duas cavernas distantes da costa e datando de aproximadamente 50 mil anos atrás, ou 10 mil anos antes da aparição do humano moderno na Europa.

Conchas de mariscos e moluscos apresentavam buracos que provavelmente haviam aparecido naturalmente. Entretanto, os buracos eram geralmente do mesmo tamanho, sugerindo que os neandertais apanhavam as conchas boas para colares.

As conchas possuíam pontos de pigmento sobre elas, uma indicação de que tinham sido pintadas. Uma concha de molusco parecia ter sido pintada de vermelho no exterior, para combinar com a coloração interna. A concha estava quebrada e "claramente era algo que havia sido usado e descartado", disse Zilhao. Outra concha, de uma ostra espinhosa, continha uma pequena quantidade de uma substância parecida com cosmético ou tintura corporal.

Objetos e compostos como esses teriam sido usados para "dizer aos outros quem você é", afirmou Zilhao. "Elas são como cédulas de identidade socialmente reconhecíveis". Além disso, segundo ele, "é exatamente assim que os mesmos tipos de objetos e descobertas são interpretados em contextos antigos dos humanos modernos".
O artigo conclui da seguinte forma:
Humanos e neandertais "se comportavam da mesma forma, até onde temos informações para avaliar".
Não é só no comportamento que somos semelhantes. Vejam a lista de semelhanças entre nós e o Neandertal, e perguntem-se sobre o porquê dele não ser considerado um ser humano normal como todos nós. A resposta é óbvia: Evolução.

Este é mais uma das muitas instâncias onde se pode ver que a teoria da evolução é um impedimento para o avanço da ciência. Se não fosse o preconceito evolutivo, ninguém teria dúvidas que o homem de Neandertal é um ser humano normal.


Para nós cristãos os dados científicos que mostram que o Neandertal era um ser humano como todos os outros não é nada de anormal. Como o ser humano é o resultado do acto criativo e instantâneo de Deus, e como nunca houve nenhum processo evolutivo que tivesse conduzido ao seu aparecimento, todos os chamados "fósseis do homem primitivo" ou são fósseis de seres humanos ou fósseis de animais.

Jeremias 27:5
Eu [DEUS] fiz a terra, o homem e os animais que estão sobre a face da terra, pelo Meu Grande Poder e com o Meu Braço Estendido, e a dou àquele que Me agrada em Meus Olhos.

2 comentários:

Além de ti mais alguém considerou o homem de Neandertal menos inteligente que os homo sapiens sapiens.

Essa visão do Neadertal como inferior cognitivamente tem....100 anos.

Dizer que a ciência diz que os Neandertal eram inferiores cognitivamente é mentira descarada.

Como aliás é apanágio do criacionismo da terra jovem.

Pegam numa mentira e a partir dela tiram conclusões que vem confirmar o seu ponto de vista.

Claro que como o principio é peta a conclusão não é muito acertada.

Lamento a rudeza das palavras mas é mesmo assim.

Eu só queria saber porque o homem de neandertal tinha uma estrutura física ligeiramente diferente do homem de hoje
quanto à sua inteligência ser idêntica à dos homo sapiens modernos,disso eu não tenho dúvida!

Enviar um comentário

Os 10 mandamentos do comentador responsável:
1. Não serás excessivamente longo.
2. Não dirás falso testemunho.
3. Não comentarás sem deixar o teu nome.
4. Não blasfemarás porque certamente o editor do blogue não terá por inocente quem blasfemar contra o seu Deus.
5. Não te desviarás do assunto.
6. Não responderás só com links.
7. Não usarás de linguagem profana e grosseira.
8. Não serás demasiado curioso.
9. Não alegarás o que não podes evidenciar.
10. Não escreverás só em maiúsculas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More