segunda-feira, março 23, 2009

As ursas do Profeta Eliseu

2 Reis 2:23-24
Então subiu dali a Betel; e, subindo ele pelo caminho, uns meninos saíram da cidade, e zombavam dele, dizendo: Sobe, calvo; sobe, calvo! E, virando-se ele para trás, os viu, e os amaldiçoou em nome do Senhor. Então duas ursas saíram do bosque, e despedaçaram quarenta e dois daqueles meninos.


Este evento tem sido alvo de muito criticismo por arte dos cépticos. Os mesmos "cépticos" que não tem problemas em abrir a barriga de uma mulher e matar o bébé que lá se encontra, acusam Eliseu de "extrema crueldade" por enviar duas ursas contra os "meninos" que gozavam com ele. Na verdade, não foi Eliseu quem mandou as ursas mas sim Deus.

Como se isto não fosse suficiente, convém ressalvar que os "meninos" não eram bem "meninos". A palavra Hebraica para "meninos" pode ser aplicada a qualquer criança desde a sua infância até a sua adolescência. A palavra usada para os 42 "meninos" é, no entanto, uma palavra usualmente aplicada a "mancebos" ou "jovens adultos". Ambas as palavras são, na verdade, mais usadas em referência a jovens adultos do que a crianças.

A situação aparentemente envolvia um gang de jovens arruaceiros de várias idades, lideradas pelos mais velhos, e certamente instigadas pelos sacerdotes pagãos de Betel. As ursas que emergiram subitamente da floresta "despedaçaram" (não necessariamente de forma fatal) 42 dos arruaceiros mais velhos.

A exortação "sobe calvo, sobe calvo!" era ao mesmo tempo uma referência sarcástica à ascenção de Elias e um insulto ao profeta de Deus. Isto era na verdade um desafio a Deus, e como tal não poderia ser ignorado. Como tal, Deus confirmou o que Ele já anteriormente tinha prometido (embora numa escala mais reduzida):

Ora, se andardes contrariamente para Comigo, e não Me quiseres ouvir, trarei sobre vos pragas sete vezes mais, conforme os vossos pecados. Enviarei para o meio de vós as feras do campo, as quais vos desfilharão, e destruirão o vosso gado, e vos reduzirão a pequeno número; e os vossos caminhos se tornarão desertos.
(Lev 26:21-22)

Insultar o Deus Vivo e a Sua Palavra (Bíblia) podem ser coisas muito perigosas.

Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo.
(Hebreus 10:31)

............
Modificado a partir do original de Henry M. Morris.

12 comentários:

E vistas bem as coisas nem há uma grande desproporção.

Os meninos, ou adolescentes ou mesmo jovens adultos insultaram o bom do Eliseu.

Chamaram-lhe careca.

Eu também que estou a perder o cabelo sei quanto isso dói.

Ele lançou-lhes um praga e o bom Deus mandou duas ursas que despadaçaram 42 deles.

Onde é que os ateus vêem aqui desproporção entre a ofensa e a resposta?

É mesmo má vontade, não é ?

E de facto tens razão: nem a Biblia diz que eles morreram, nem que iam bater no Elias. Apenasdiz que foram despedaçados.

E podem viver muito bem sem um braço e uma perna. Pelo menos aprenderam que Deus é bom.

A sério:

Uma interptetação mais humana :

As duas ursas tepresentavam uma coisa qualquer e eles ficaram despedaçados mentalmente por o sinal que Deus sobre o profeta Elias.

Assim ainda a coisa passava.

Mats,

Esta parte está genial:

«"despedaçaram" (não necessariamente de forma fatal)»

Eu gosto de gozar com estas coisas mas admito-me vencido. A este post não há nada que se possa acrescentar nesse sentido...

Já agora, se eu disser que o teu deus vivo é tótó, cheira mal da boca e só diz disparates, ele manda-me ursos cá a casa ou isso era só antigamente, agora já não liga?

Sousa da Ponte,
"Onde é que os ateus vêem aqui desproporção entre a ofensa e a resposta?"
Desproporção aos olhos de quem? Dos teus ou de Deus?

"E podem viver muito bem sem um braço e uma perna. Pelo menos aprenderam que Deus é bom."

É preferível viver sem um braço e uma perna neste mundo, do que ir inteirinho para o fogo do inferno.

Os jovens que fizeram isto ao Eliseu aprenderam a lição, e se calhar muitos outros que ouviram sobre este evento ficaram a saber que com Deus não se brinca (Gal 6:7).

Tu também agora já sabes deste evento e sabes que com Deus não se brinca. Como é que vais reagir?

"Uma interptetação mais humana :

As duas ursas representavam uma coisa qualquer e eles ficaram despedaçados mentalmente por o sinal que Deus sobre o profeta Elias."


lol
Só é pena que o contexto não justifique essa "interpretação mais humana".


Ludwig,
Esta parte está genial:
«"despedaçaram" (não necessariamente de forma fatal)»

Eu gosto de gozar com estas coisas mas admito-me vencido. A este post não há nada que se possa acrescentar nesse sentido."


Se calhar é melhor acrescentares porque não se vê o propósito do teu comentário.

"Já agora, se eu disser que o teu deus vivo é tótó, cheira mal da boca e só diz disparates, ele manda-me ursos cá a casa ou isso era só antigamente, agora já não liga?"

Não sei. Experimente e vê. Mas olha, quando as coisas começarem a acontecer, não digas "não entendo o porquê de isto só acontecer comigo".

Mats,

«Não sei. Experimente e vê. Mas olha, quando as coisas começarem a acontecer, não digas "não entendo o porquê de isto só acontecer comigo".»

Quais coisas?

Quando andava no ciclo preparatório havia alguns miudos que faziam isso. Se alguém dizia ou fazia algo que não gostavam, punham-se com "no recreio vais ver", "á saída vais ver" e assim. Só bazófia.

Parece que o teu deus é assim. Já nem é capaz de dar umas ameaças concretas não vão descobrir que não as consegue cumprir.

Esse teu deus, e há que dizê-lo com frontalidade, é ridículo. Talvez assuste as crianças, como esses miúdos na altura conseguiam assustar algumas, mas não é coisa que preocupe quem já for adulto.

E se ele tiver alguma coisa a obstar que venha cá falar comigo que resolvemos isso como pessoas crescidas em vez de com estas palermices de mandar ursos despedaçar 42 pessoas de forma não necessariamente fatal...

Mats:

Um pormenor com bastante importância.

Tu dizes que o Mats e eu próprio vamos inevitavelmente para o inferno.

Agora tu és cristão mas tens uma visão particular do cristianismo.

E se a interpretação verdadeira for a da igreja Católica ou das Testemunhas de Jeová?

Tu do ponto vista católoco romano estás condenado ao inferno. O mesmo se pode dizer de qualquer outra interpretção do cristianismo.

Como tens tanta certeza que é a tua interpretação a verdadeira?

É que se estás errado mesmo com todo o esforço que fazes vais ficar entre mim e o L.K.

Penso não sermos asim más companhias....mas...enfim ...sempre é o inferno.

E, no caso da interpretação verdadeira ser a das testemunhas ou dos Católicos achas justo ires lá para baixo com os homossexuias, ateus, Islâmicos e Hindus?

O pode ser-se salvo com QUALQUER interpretação cristã ?

Isto tem um certo ar de gozo mas a questão é séria e pertinente.

E cuidado com os ursos....

João

Obviamente que onde digo

"Tu dizes que o Mats e eu próprio vamos inevitavelmente para o inferno."

Este Mats afinal é o Ludwig Krippahl

é o que dá estar a trabalhar e a escrever coisas....

Ludwig,
«Não sei. Experimente e vê. Mas olha, quando as coisas começarem a acontecer, não digas "não entendo o porquê de isto só acontecer comigo".»

Quais coisas?

Quando andava no ciclo preparatório havia alguns miudos que faziam isso. Se alguém dizia ou fazia algo que não gostavam, punham-se com "no recreio vais ver", "á saída vais ver" e assim. Só bazófia.


É só bazófia, ou tu acreditas que é só bazófia? Eu não sei o que é que Deus te faria no imediato, mas sei que se morres no estado de descrença, vais ser lançado no fogo do inferno para sempre.

Deus não é Obrigado a agir quando e como nós queremos, mas sabemos, de acordo com a Sua Palavra que Ele não se deixa gozar para sempre. Aquilo que tu ( e eu) semearmos, isso vamos colher. Isso é certo como a morte.

"Parece que o teu deus é assim. Já nem é capaz de dar umas ameaças concretas não vão descobrir que não as consegue cumprir."

Não há nada de vago na "ameaça" do fogo do inferno para os que morrem em rebelião. Mais concreto que isso, só se Deus te manda-se por email fotos do tormento que está a acontecer no inferno. Mas mesmo assim, estou certo que tu haverias de racionalizar isso, e rejeitar o que não te agrada.

"Esse teu deus, e há que dizê-lo com frontalidade, é ridículo."

lol
Não há nada de ridículo em Deus.

"Talvez assuste as crianças, como esses miúdos na altura conseguiam assustar algumas, mas não é coisa que preocupe quem já for adulto."

Mas não há nada de adulto em rejeitar a imensidão de evidências que Deus deixou no universo para a Sua Existência. Há, sim, muito de loucura nisso.

...................
Sousa da Ponte,

"Um pormenor com bastante importância. Tu dizes que o Ludwig e eu próprio vamos inevitavelmente para o inferno."

Se morrerem no vosso pecado, sim.

"Agora tu és cristão mas tens uma visão particular do cristianismo.

E se a interpretação verdadeira for a da igreja Católica ou das Testemunhas de Jeová?"


Perguna interessante. De que forma é que a discussão entre os cristãos valida o ateísmo?

Se usas essa lógica, posso dizer que as inúmeras discussões entre os evolucionistas validam o criacionsmo, certo? ou não ?

"Tu do ponto vista católoco romano estás condenado ao inferno."

Nem por isso.
"O mesmo se pode dizer de qualquer outra interpretção do cristianismo."

Não há versão nenhum do cristianismo que ponha no inferno as pessoas que acreditam no que eu acredito sobre a Bíblia.

"Como tens tanta certeza que é a tua interpretação a verdadeira?"

Claro, senão já teria mudado.

"É que se estás errado mesmo com todo o esforço que fazes vais ficar entre mim e o L.K."

Mas o ateísmo não tem nada para me oferecer. Fiz um post a perguntar isso mesmo, mas nenhum ateu foi capaz de me dizer o que é que eu ganho em rejeitar Cristo, e converter-me a Darwin.

O ateísmo é a visão do mundo mais ilógica que existe na face do globo.

"E, no caso da interpretação verdadeira ser a das testemunhas ou dos Católicos achas justo ires lá para baixo com os homossexuias, ateus, Islâmicos e Hindus?"

Acho que tens que vêr bem no que é que os católicos acreditam. O que os católicos acreditam é essencialmente no mesmo que os evangélicos.

As Testemunhas de Jeová têm crenças que nós podemos observar serem falsas. Por exempl dizem que Cristo não morreu na cruz, quando sabemos que assim foi. A sua religião já anunciou várias datas para o fim do mundo, e nada. Com todas essas evidencias, eu posso esar certo que eles estão errados.

Além disso convém lembrar que as evidências do mundo onde vivêmios confirmam a Bíblia, como tal não há razões para se escolher outras religiões.


Mas o importante aqui é que, como as evidências claramente mostram que o universo tem Uma Causa Inteligente, e como a interpretação Bìblica está de acordo com as observações, o ateísmo está totalmebnte fora de opção.

Caro Mats:

Vamos partir do princípio que Deus existe e que é o da tradição Cristã.

Há, como sabes, várias interpretações.

Concordo contigo que a IURD e as Testemunhas de Jeová, por muito respeito que nos mereçam, parecem ser altamente improváveis como as representantes de Deus na terra.

No entanto estás bem enganado. Segundo a Igreja Católica:

“O Pecado Mortal é aquela falta moral que sempre elimina a graça divina da nossa alma, rompendo a amizade do homem com Deus.”

Eis um que tu cometes frequentemente:

“Negar a verdade conhecida como tal pelo magistério da Santa Igreja, ou seja, quando a pessoa não aceita as verdades de fé, mesmo após exaustiva explicação doutrinária. É o caso dos hereges.
Considera o seu entendimento pessoal superior ao da Igreja e ao ensinamento do Espírito Santo que auxilia o sagrado magistério.”

Mais à frente diz-se que:

“Somente é possível reparar o pecado mortal com a confissão e a penitência sacramental. Quem morre em estado de pecado mortal cumprirá pena eterna no inferno. E quem está em pecado mortal não pode se aproximar da sagrada comunhão durante a santa missa para não profanar as espécies sagradas.”

Ora aqui a Santa Igreja é a Católica. Basta não aceitares a autoridade do Papa para vires dar com a almita ao inferno.

Segundo os Católicos é claro.

Claro que na tua opinião são eles que estão errados e vão dar com os costados no inferno.

Portanto corres graves e reais riscos de ires dar com os costados lá em baixo.

E repara que isto não tem nada a ver com ateísmo. Isto seria dentro dum paradigma em que o Deus dos Cristão existisse.

Agora vamos lá ver as coisas de outra maneira:

Eu não afirmo que Deus não existe. Digo é que tenho muitas e bem fundamentadas razões para considerar a hipótese de um Deus ou mesmo vários, existirem serem, na minha opinião muito remotas.

Tanto como a existência de vida na lua.

Claro que contra factos não há argumentos. Se se provar que há vida na lua ou, depois de morto estiver frente a frente com uma ou mais divindades, aceito as evidências. Será burrice negar o óbvio.

Agora a questão que se coloca, e dentro duma lógica da aposta de Pascal, é quem terá mais hipóteses de salvação eterna, a existir bem entendido?

Um crente duma religião que só por mero acaso será a verdadeira interpretação ou alguém que não tem razões para crer?

Repara que tão admirado ficaria eu se me aparecesse do lado de lá Cristo como tu se aparecesse Krishna.

Ora ou as divindades são justas, no nosso sentido, e consideram que éramos todos honestos nas nossas argumentações e por tanto dão-nos o bilhete para cima, ou só aceitam a salvação dentro do seu próprio sistema.

Aí tamos todos lixados e vamos sem apelo nem agravo no elevador para baixo....

E todos juntos...e por muito tempo....espero que gostes de jogar poker....

Sousa da Ponte,

"“Somente é possível reparar o pecado mortal com a confissão e a penitência sacramental. Quem morre em estado de pecado mortal cumprirá pena eterna no inferno. E quem está em pecado mortal não pode se aproximar da sagrada comunhão durante a santa missa para não profanar as espécies sagradas.”

Ora aqui a Santa Igreja é a Católica. Basta não aceitares a autoridade do Papa para vires dar com a almita ao inferno.


Aqui não diz autoridade do papa, mas quem morre em pecado mortal. Nisso estamos de acordo tanto nós como os católicos. Quem morre no seu pecado vai ser lançado no inferno.

"Portanto corres graves e reais riscos de ires dar com os costados lá em baixo."

Só se a Bíblia estiver errada, o que ainda não foi capaz de ser confirmado.

"Um crente duma religião que só por mero acaso será a verdadeira interpretação ou alguém que não tem razões para crer?"

Se Deus existe, então de certeza que existe a verdadeira forma de chegar a Ele. Como tal o facto de haver pessoas que afirmem possuir a verdadeira interpretação não é refutado pela presença de pessoas con interpretação distinta.

Se pensas assim, então tens qeu dizer que a tua fé em Darwin é refutada pela minha presença. Porque? Ora, porque eu tenho uma interpretação diferente da tua, e como para ti duas interpretações distintas é sinal que nenhum está certa, então estamos ambos errados.

É isso que acreditas?

Mas tal como acho que já disse, o facto de católicos e evangélicos interpretarem diferentes passagens de forma distinta não valida o ateísmo.

Como a Bíblia está certa, é só uma questão de vêr o que ela diz, e obedecer.

Mats :

Mas tal como acho que já disse, o facto de católicos e evangélicos interpretarem diferentes passagens de forma distinta não valida o ateísmo.

Como a Bíblia está certa, é só uma questão de vêr o que ela diz, e obedecer.


Pois....mas a questão da salvação depende da versão.

Podes pensar que a tua versão é a verdade..mas se for a Católica Romana...tás tramado...

Pelo menos é o que eles dizem.

Se for verdade, o que eles dizem, estaras entre mim e o L.K.

Nem podes ir para o purgatório porque não acreditas nele. E para os Católicos Romanos é mais que verdade.

Disseram-no vários Papas. A quem deves obediencia. Pelo menos em matéria de fé.

Ou não ?

Olha que se dizes que não deves obediencia ao Papa estás em pecado mortal, logo...inferno!

Vê o ultimo posto no Sousa da Ponte para veres o horário do programa em que apareço no Porto Canal.

Um dia destes meto lá uma cunha para um programa sobre religião.

Tem é que ser gravado no Porto que lá não há guita para deslocações.

Até seria engraçado juntar o pessoal dos blogs, Zeca Portuga e tudo, para uma discussão sobre religião e estas coisas.

O pessoal que aqui vem é no minimo interessado.

Se calhar, e isto sem promessas, juntar-te a ti e ao Sabino - O Jónatas não se deve expor - e algum pessoal de sinal contrário a discutir a vida eterna, o sentido da vida. Deus e o Diabo até seria giro.

Pelo menos aqui o pessoal esforça-se por dar razões.

Vou ver se os gajos do Ktreta e outros ateus alinhariam numa coisa destas.

Sousa da Ponte,
Mas tal como acho que já disse, o facto de católicos e evangélicos interpretarem diferentes passagens de forma distinta não valida o ateísmo.

Como a Bíblia está certa, é só uma questão de vêr o que ela diz, e obedecer.


Pois....mas a questão da salvação depende da versão.


O facto de haver mais do que duas versões sobre a salvação quer dizer que nenhuma está certa?

Enviar um comentário

Os 10 mandamentos do comentador responsável:
1. Não serás excessivamente longo.
2. Não dirás falso testemunho.
3. Não comentarás sem deixar o teu nome.
4. Não blasfemarás porque certamente o editor do blogue não terá por inocente quem blasfemar contra o seu Deus.
5. Não te desviarás do assunto.
6. Não responderás só com links.
7. Não usarás de linguagem profana e grosseira.
8. Não serás demasiado curioso.
9. Não alegarás o que não podes evidenciar.
10. Não escreverás só em maiúsculas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More