terça-feira, dezembro 30, 2008

A Mente e o Ateísmo

"Suponhamos que não existe Uma Mente Criativa por trás do Universo. Se este é o caso, então ninguém arquitetou o meu cérebro para pensar. O que se passa é que quando os átomos do meu cérebro se auto-organizam de uma determinada forma como consequência das leis da Física e da Química, isso produz a sensação de que estou a pensar.

Se isto é assim, o que é que justifica a minha fé nas minhas capacidades cognitivas? Porque é que eu confio no que se passa lá?

É como agitar um bidão de leite, e esperar que a forma como o leite de configura quando lançado no chão vá produzir o mapa de Londres.

Mas se eu não posso confiar no que eu penso, então não posso confiar nos argumentos que me levaram ao ateísmo, e por consequência, não tenho justificação nenhuma para ser um ateu.

Se eu não acredito em Deus, não posso acreditar no pensamento; como tal não posso usar o pensamento como argumento contra Deus".

C.S. Lewis (ex-ateu)

Vêr também:

1. Citações Relativas ao Ateísmo
2. Quais São as Origens Evolutivas do Ateísmo?
3. Quando o Ateísmo Contradiz a Ciência
4. Causas do Ateísmo

0 comentários:

Enviar um comentário

Os 10 mandamentos do comentador responsável:
1. Não serás excessivamente longo.
2. Não dirás falso testemunho.
3. Não comentarás sem deixar o teu nome.
4. Não blasfemarás porque certamente o editor do blogue não terá por inocente quem blasfemar contra o seu Deus.
5. Não te desviarás do assunto.
6. Não responderás só com links.
7. Não usarás de linguagem profana e grosseira.
8. Não serás demasiado curioso.
9. Não alegarás o que não podes evidenciar.
10. Não escreverás só em maiúsculas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More